Vida de concurseiro não é facil, tem que gostar de chá de cadeira.

Pesquisar este blog

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Provocação

Recentemente ouvi uma provocação que me fez raciocinar bastante sobre o comportamento humano, e , é claro, adapta-la aos meus estudos em segundo plano, era a seguinte:

Se você fosse um animal, em uma floresta,  teria mais medo de quem? do caçador com um rifle ou do empreendedor imobiliário?
É natural que a primeira resposta seja o caçador com um rifle, mas pensando melhor, e observando os fatos, o empreendedor imobiliário é muito mais perigoso.O fato é que os seres humanos costumam atribuir prioridades desproporcionais às ameaças imediatas e praticamente ignorar as mediatas,que , em geral, são muito mais perigosas.
—Não faz sentido ficar preocupado com marcar várias erradas no gabarito, perder o horário para a prova ou ter uma super dor de barriga na hora da prova.
— Faz sentido ter uma área de atuação no mundo dos concursos, atirar pra todo lado é bobagem.
—Não faz nenhum sentido ficar pensando em fraudes na hora da prova.
—Faz todo o sentido ter um bom local para estudar, cuidar da saúde e se alimentar bem.

Ao estudarmos a matriz GUT aprendemos que uma prioridade é uma soma entre importância e urgência, nem tudo que é importante é urgênte, e nem tudo que é urgênte é importante. No mundo dos concursos é comum ver pessoas se auto-prejudicando ao adotar atitudes que não se encaixam em um ou nenhum desses dois importantes  fatores para apoio à tomada de decisões.



Eu também tratei sobre um assunto conexo no post Uma confissão!  , recomendo a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores