Vida de concurseiro não é facil, tem que gostar de chá de cadeira.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

Previsão convocações TSE

Saiu o resultado do TSE e agora começa a terceira fase da nossa via crucis, cansado de ler todo tipo de opnião sobre o assunto eu vou tentar elencar todas as variaveis possiveis que podem ajudar ou prejudicar o numero de nomeações.

Variaveis favoraveis:
—  O grande número de bons concursos durante este ano promete ajudar, por dois motivos: o primeiro é que servidores do TSE sairão para outros orgãos, o segundo é que pessoas que estão na nossa frente no cadastro podem passar em outros concursos melhores.
É dificil estimar qual será o impacto disso mas eu chuto que será grande, só o concurso do Senado eu acho que já vai tirar de 5 a 10 da nossa frente.

Probabilidade: Alta
Efetividade: Alta

—A defasagem dos salários no Judiciário é bom e ruim, boa pois vai tirar gente de lá e nos poderemos entrar, ruim pois nos iremos receber esse salário, o judiciário não recebe reajuste há 6 anos, quase metade da renda dos servidores já foi corroida pela inflação, é um problema sério.

Probabilidade: Média
Efetividade: Média.

—  No Planejamento estratégico do TRE-DF consta que eles pretendem substituir parte dos terceirizados até 2014, é dificil estimar quantos irão ser convocados e, ainda mais, se isso irá realmente se realizar, mas se acontecer pode agilizar bastante o cadastro reserva.
Morar em Brasilia tem uma grande vantagem e um grande problema, o primeiro é que é a terra das oportunidades pra quem quer ser servidor, o segundo é que ela também é a terra da politicagem, os requisitados sempre tem QI alto.

Probabilidade: Baixa.
Efetividade: Alta

Aproveitamento por outros orgãos alem do TRE-DF eu acho dificil, mas pode ocorrer, só não acho que o número será grande, há vários outros cadastros em vigência atualmente e por que eles escolheriam logo o do TSE? o TRE-DF tem pertinência temática mas os outros não, se fizermos requerimento para outros orgãos pode acontecer, mas não espero mais do que 20 convocações.

Probabilidade: Baixa.
Efetividade: Média.

— Quanto à Criação de novos cargos para a justiça eleitoral, até existe um projeto que trata disso e que deve ser aprovado nos proximos 4 anos, mas consta pouquissimas vagas para Brasilia, se não me engano são só umas 5 vagas.

Probabilidade: Média
Efetividade: Baixa

— O Brasil tem 50 milhões de crianças e adolescentes, o que isso significa? futuros eleitores, mas não consigo imaginar qual será o impacto disso nos proximos 4 na Justiça eleitoral, acredito que será maior no TRE-DF que no TSE, mas nada muito significativo.

Probabilidade: Alta
Efetividade: Baixa

A nova sede não cria cargos, tampouco gera vacâncias, se engana quem acha que o TSE , agora, vai começar a chamar mais pessoas porque mudou de sede, acho que se alguma vaga surgir por isso é por antes já existia mas não podia ser preenchida por falta de espaço.
Projetos de lei criam cargos, não prédios.

Probabilidade: Baixa
Efetividade: Baixa


Variaveis desfavoraveis
Poucas desistências podem prejudicar se não for feito um bom trabalho por quem está na espera, é muito importante colher termos de desistência de quem já se garantiu em outro lugar ou de quem não pretende assumir, isso pode acelerar ou atrasar e muito as nomeações, lembrem-se de que um ato de nomeação demora 30 dias para ser tornado sem efeito, imaginem isso acontecendo várias vezes?
Probabilidade: Alta
Efetividade Alta

A justiça eleitoral adora requisitar, mesmo quando não precisa ou é ilegal, os cartórios do país inteiro estão lotados de servidores de prefeitura, os do TRE-DF seguem a mesma lógica e não consigo ver mudança nesse cenário.

Probabilidade: Média
Efetividade: Média
 
—Exceto o Legislativo, todo o resto do serviço público vem sentido o Aperto Fiscal que a Dilma vem fazendo, prevejo não só dificuldade para conseguir reajustes mas , também, para criar novos cargos, no entanto não da pra fugir muito, se a justiça eleitoral precisar os cargos serão criados, não tem como atrasar as eleições.

Probabilidade: Média
Efetividade: Baixa

— O Funpresp talvez prenda algumas pessoas nos seus cargos atuais, mas não acredito em grande impacto, se uma pessoa é técnico e quer ser juiz, vocês acham que ela deixaria de prestar concurso pensando na aposentadoria? obvio que isso não faz muito sentido.

Probabilidade:  Baixa
Efetividade: Baixa


Conclusão:
O número de nomeações vai variar dependendo de fatores que estão e outros que não estão ao nosso controle, vai depender de sorte, do sucesso de nossos concorrentes em outros concursos, de maturidade institucional da justiça eleitoral  e da economia do País.

Em uma previsão otimista  eu acredito que 100 nomeações estão carimbadas, 200 são bastante provaveis e até a posição 400 é possivel.

Sendo conservador só é possivel acreditar que um número significativo de pessoas vão passar em outros concursos, o número de eleitores vai aumentar e o TRE-DF vai cumprir parte do seu planejamento, sendo assim 200 nomeações em 4 anos é possivel e provavel
.
Em um cenário pessimista ocorreriam poucas desistências, o TRE-DF não chamariam ninguem, nosso cadastro não seria aproveitado e nem novos cargos seriam criados, neste caso as vagas só ocorreriam por rotatividade natural e o número maximo de convocados ficaria entre 150 e 200, à conta gotas é cláro.

6 comentários:

  1. é isso mesmo Carlúcio... falou tudo q eu penso acerca deste concurso... são tantos "x" dependendo de "y" q não dá pra ter noção do "z"... kkkk
    torço mto p/ q estejamos errados e q aconteça o q mtos andam dizendo por aí...rsrsrs.

    ps - ótima análise como sempre... e obrigado pelas suas dicas de português do senado (acho q a maioria da galera q leu conseguiu pelo menos o mínimo)... t+ e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise Carlucio.

    Acredito que a tendência seja que o TSE nos convoque apenas para reposição de vacâncias. Levando em conta que o indíce de rotatividade de uma empresa seja + ou 30% a cada 4 anos(atualmente o TSE tem 350 técnicos administrativos se não me engano), creio que 100 primeiros estão garantidos. Além disso, 20% dentre estes 100 primeiros devem desistir(logo iríamos pra 120). Ouvi dizer que o TRE DF costuma requisitar servidores de outros lugares, uma pena. Mesmo assim, devem aproveitar uns 10 candidatos do nosso concurso. Demais tribunais devem chamar de 5 a 10 servidores.
    Enfim, creio que chamem 135-150 técnicos administrativos dentro dos 4 anos.
    Para chamar mais do que isso, dependeremos de uma série de fatores, principalmente de uma lei que crie cargos na cúpula da justiça eleitoral.

    ResponderExcluir
  3. Só uma observação. Os Tribunais Superiores não ficam limitados a "temática" para os técnicos. Eles chamam mesmo os aprovados de outro órgão, independe de se é Eleitoral, Militar, Trabalho ou de Justiça. É da política do Judiciário, sempre aconteceu e não vai parar. Tanto que um dos últimos itens do edital fala sobre isso...
    Poderão os aprovados serem lotados em outros órgãos do Judiciário desde que lotados na mesma sede do TSE. Ou seja, todos os Superiores (que nem fizeram concurso para Tec Adm) e o TRE tb.
    Um amigo foi nomeado há uns 3 meses para o STJ, estava em 2232. Fato que demorou, quase 4 anos, mas chegou. Ele estava trabalhando no BRB, ficou super feliz.
    Acredito que demore, mas ao menos uns 1500 serão chamados.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentários, está tudo muito imprevisivel e só vamos saber como vai ser quando começarem a nomear, acho que se fizermos um bom trabalho recolhendo desistências a fila pode andar bem mais rapido.

    Eu sei que não é obrigatório ter pertinência temática, por isso disso que o impacto será pequeno, mesmo que outros tribunais aproveitem parte do nosso cadastro não há como acreditar que convocariam um grande número de pessoas.

    E o STJ recebe umas 70x mais processos por ano que o TSE, não tem como comparar.

    ResponderExcluir
  5. Outubro de 2011 o TSE catou do concurso do STM 12 técnicos administrativos, ou seja, ou tão precisando mesmo (então mais gente será chamada), ou quiseram sacanear com nós.

    Bem, se eu fosse fazer um concurso e a banca fosse a Consulplan, iria correr e pegar já os primeiros colocados do STM também, que ao menos foi pelo Cespe.

    Bye bye vagas

    ResponderExcluir
  6. Ao ler o artigo do Carlucio fiquei desanimado... Mas ficou animado de novo ao ler o comentário do Anônimo acima. Quais são as últimas novidades? Tenho esperança de um dia ser convocado. Minha posição é 677 para técnico administrativo no TSE.

    ResponderExcluir

Marcadores