Vida de concurseiro não é facil, tem que gostar de chá de cadeira.

Pesquisar este blog

domingo, 11 de março de 2012

FGV dá tapa na cara da Isonomia.

Uma coisa absurda nos concursos da FGV, alem das questões que só o examinador sabe a resposta, é a generalização do edital, a banca cobra questões doutrinárias sem recomendar bibliografia, estabelece tópicos sem nenhuma especificação, nesse ultimo concurso do Senado constava no edital disciplinas em que pessoas se graduam, fazem mestrado, doutorado e sem nenhuma sinalização sobre quais assuntos seriam cobrados, isso acaba transformando a preparação não em estudar, mas em estudar pelo livro certo, sem nenhuma dica sobre que livro seria esse.
Algumas pessoas criticam a FCC por cobrar a letra da lei, bobagem! todas as bancas copiam e colam, quando uma banca cobra doutrina elas geralmente cobram a letra da.....DOUTRINA!, quem já fez muitas questões de concursos sabe que isso é verdade, então, se elas vão mesmo copiar e colar de qualquer jeito, que pelo menos seja de uma fonte isonomica, democrática, quanto custa ao candidato obter a letra da lei? zero, basta pegar na internet, agora quanto custa uma doutrina? várias então?

Eu disse uma vez no forum CW que o mercado de concursos públicos e de vestibulares interessam a muita gente, menos aos estudantes e ao País, esse tipo de prática só comprova o que venho dizendo.

10 comentários:

  1. Isso mesmo... desanimador... acaba com a gente!!!
    Sarrafo neles...

    ResponderExcluir
  2. Triste, mas é a pura verdade.

    RTK

    ResponderExcluir
  3. Os concursos públicos precisam de uma melhor regulação e a exigência de um edital bem detalhado deveria ser o artigo primeiro!

    ResponderExcluir
  4. As provas da OAB são elaboradas sem a menor regra da didática, os conteúdos são universais e enciclopédicos, não existindo nenhum direcionamento dos conteúdos programáticos. Além disso, as questões objetivas aparecem com duas ou três respostas que podem ser assinaladas por estarem corretas ou incorretas, conforme o enunciado.

    O que ocorre na verdade é a elaboração de uma prova onde o conhecimento acadêmico-jurídico não é levado em consideração, posto que as bancas cobram matérias se quer contidas na lei ou na jurisprudência, adotando questões cujas respostas fogem do critério científico para adentrarem na subjetividade do examinador que, no oculto da correção, irá escolher como alternativas do gabarito preliminar aquelas que teve o menor número de acertos por parte dos candidatos que disputam o concurso. Assim, para Banca é bastante cômodo e aceitável a reprovação em massa dos concurseiros, afinal, o concurso constitui verdadeira máquina arrecadativa de receitas para o Estado.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente, as Provas da OAB não possuem nenhum direcionamento, se a OAB quer um exame que ateste o conhecimento do candidato então deveria, no minimo, criar uma prova que perguntasse o que um advogado tem que saber.

    ResponderExcluir
  6. A prova da OAB não pode tirar a autonomia do diploma de bacharel em Direito. Pois, agindo dessa forma, limitando ou criando barreiras para o exercício profissional da atividade jurídica, estará pondo em xeque a autoridade da universidade em avaliar seus alunos, quando após cinco sofridos anos de dedicação acadêmica, estarão impedidos de exercer a profissão se não forem aprovados no Exame de Ordem.

    A Autoridade da universidade é posta em cheque, e o caça-níquel da OAB é posto em evidência, respaldado pelo manto da constitucionalidade do Exame de Ordem e por interesses arrecadativos desta corporação. Assim, a aprovação nas componentes curriculares da universidade, o cumprimento das atividades complementares, bem como a defesa da monografia nos últimos semestres de nada vale. Afinal, o resultado de toda esta jornada é o recebimento de um diploma de bacharel desempregado.

    ResponderExcluir
  7. If you woulԁ likе to improve your fаmiliаrity ϳust
    keep visіting thiѕ wеb ѕite and be
    updаtеd ωith the most up-tο-date gossiр posted here.
    Also visit my web page location voiture ecole

    ResponderExcluir
  8. My bгοthеr suggested I mіght likе thіs wеbsite.

    He waѕ totally right. This ρost actually made my daу.
    You cann't imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!
    My weblog :: galaxys3.fr

    ResponderExcluir
  9. Recentemente foi publicado o edital do TJAM 2013, pensei que só eu tinha observado essa falta de consideração da FGV com o candidato. A banca literalmente cobrou tópicos sem minimamente indicar a fonte; no conteúdo de Raciocínio Lógico foi totalmente generalista. Enfim, sou 10x CESPE, é dificil, mas não deixa o candidato na mão.

    ResponderExcluir
  10. Verdade. Vou fazer a prova do TJAm Amanha a 02/06. E mesmo ter estudado pra caramba. Ainda eh um misteriio saber o que vai cair em raciocinio logico o_O

    ResponderExcluir

Marcadores