Vida de concurseiro não é facil, tem que gostar de chá de cadeira.

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

Previsões para o Senado, Técnico-Administração.

Como fiz para o TSE, neste post tento fazer uma coletânea de informações, chutes, opniões e faço minha previsão para as convocações para o cargo Técnico-Administração.

Para começar, o problema que dificultava a nomeação dos aprovados ,dentro do número de vagas, logo neste ano, foi resolvido, assim explica a seguinte notícia do site do Senado Federal ,entretanto em outra notícia do mesmo site o presidente da comição do concurso diz o seguinte: — Não significa, entretanto, que todos serão chamados em 2012, pois isso depende de conveniência administrativa - esclareceu o presidente da comissão responsável pelo concurso no Senado, Davi Anjos Paiva.

 Não acredito que isso será um problema, é unânime entre o servidores do Senado ,que já ouvi, o fato que a Casa tem uma grande necessidade de servidores, com muitas cargos vagos, inclusive o portal da transparência demonstra, em um relatório de agosto de 2011, que  há 80 cargos para a nossa especialidade, 4 vezes o número de vagas do concurso, porem o mais impressionante é que isso significa um aumento de 73,9% em relação a 2010, extrapolando para 2012 e mantendo uma taxa de novas vacâncias conservadora, 25%, já seria suficiente para chegar a 100 cargos vagos no momento em que o concurso for homologado.

Agora uma dose de pessimismo: Para que um cargo vago seja ocupado não basta, apenas, constatar a vacância, é necessário analisar  ,também, se há disponibilidade orçamentária e verificar se a instituição necessita que aquele cargo seja ocupado, muitas das vacâncias que estão ocorrendo são por aposentadorias de servidores que entraram em um momento muito diferente no Senado, o serviço era mais mecânico,mais braçal, exigia-se mais servidores para realizar uma mesma tarefa, hoje —alem disso — o Brasil também é uma democracia consolidada e o Senado é um dos orgãos mais fiscalizados pela imprensa, não vai ser simples dar uma canetada e nomear 1000 servidores efetivos ganhando uma pequena fortuna por mês, as nomeações dependerão de negociação, de um bom trabalho das comissões dos concurseiros e de vontade política.

Por falar em vontade política, não há como esquecer da reforma administrativa, importante medida para a moralização e eficientização das contas do Senado,se fosse aprovada seria bom para o país e ruim para nós, só que não vai ser, não acredito,  o problema dela é que a reforma nasceu errado, não nasceu de um amadurecimento institucional da Casa, nasceu de um cala boca à Impresa, e aí mora um problema muito maior, a imprensa muda de assunto quando o cliente perde o interesse no que ela está vendendo,o absurdo de o Senado ter uma centena de diretorias não gera mais notícia e jornal algum vai perder dinheiro vendendo notícia velha,hoje a pressão para que o projeto de reforma administrativa seja aprovado é muito menor, praticamente inexistente se considerarmos as pressões internas contrárias, entretanto, por um milagre, pode ocorrer, vai que surge alguma coisa que faça as coisas se mexerem.

A minha previsão:

Acredito em número de 100 nomeações durante os 2 anos, a maioria ocorrendo em 2013 e 2014, se o número de vacâncias continuar crescendo assustadoramente a demanda pode ser maior, muito maior, mas uma estimativa racional tem que ficar, com certeza, por volta de 100 nomeações.

Agora uma pergunta: Existirão tantos sobreviventes para ocupar os cargos? a prova objetiva foi uma guilhotina e cortou a cabeça de quase 99% dos candidatos, sobraram apenas 257 e eu considero imprevisível o resultado final, muito dificil saber quantos vão sobreviver à discursiva, se considerarmos o mesmo rigor do concurso passado serão só um pouco mais que 100, se fizerem como no concurso do TSE então vai classificar todo mundo, acho que quem não for eliminado terá chances de ser chamado, altas ou pequenas a depender do rigor na correção das redações.

7 comentários:

  1. Fala meu velho...curti o post e sigo seu raciocínio.Lucido e sem ilusões.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. É bem isso ae... To com a sua lógica... Mas ainda assim, torço p/ não ser eliminado nas discursivas e tbm p/ sua profecia se concretizar....rsrsrs.
    ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. estou pensando o msm cara..
    mt bom post...vlw
    abraço

    ResponderExcluir
  4. É bem por aí mesmo!... Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... agora a ansiedade está tomando de conta... mas é ter fé!!

    ResponderExcluir

Marcadores