Vida de concurseiro não é facil, tem que gostar de chá de cadeira.

Pesquisar este blog

sábado, 14 de janeiro de 2012

As diferenças entre o edital do TSE e o edital do SENADO.

Visto que os cargos para técnico da área administrativa cobram conteúdos muito parecidos, fiz uma comparação tópico a tópico para ganharmos tempo e facilitar a preparação.

Português- Os editais dizem basicamente a mesma coisa, entretanto no senado Português terá peso 2 e a FGV tem longa tradição de criar provas cobrando bastante gramática e sintaxe, alem de conhecimentos pouco ortodoxicos no mundo dos concursos, é importante dominar aqueles malditos manuais de redação também.

Raciocínio lôgico- Não  cai para técnico do Senado, peso 1 no TSE.

Informática- Aqui muita gente vai rodar na prova do Senado, é necessário acertar pelo menos 50% ou é eliminado, a FGV também cobra conhecimentos de redes e coisas avançadas dos programas do office, alem de macros, já a consulplan é tranquila nessa matéria, basta decorar alguns macros e conhecer um pouco de excel.

Conhecimentos gerais- As provas dessa matéria para  a FGV são como Show do milhão, pode cair qualquer coisa, inclusive relacionado a topicos da parte específica, já no TSE não vai conhecimentos gerais.

Regimentos: Não vai cair para técnico do TSE, do Senado acredito que caia pouco para a àrea administrativa, uma ou outra pergunta relacionada a comissões, sessões e Congresso Nacional.

Parte específica: Praticamente identica em ambos, as diferenças são que o Senado vai cobrar arquivologia na parte específica, alem de conhecimentos de regimento interno e regimento comum, mas no geral quem estiver bem preparado para o TSE não deve fazer feio na específica do Senado.

Redação: Aqui não cai no TSE e vai separar concurseiros de aventureiros no Senado, quem tiver experiência nesse tipo de prova vai ter vantagem, eu mesmo só fiz prova de redação para vestibular, em um concurso por um salário de 14 mil por mês vai ser tenso.

É necessário dominar direito administrativo, basta uma lida rapida no edital para perceber que é bastante provavel que caia dezenas de questões tanto no TSE quanto no Senado, no concurso do Senado vai cair direito administrativo na parte geral e na específica, o candidato tem que conhecer bastante a lei 8112 e as leis de improbidade administrativa e processo administrativo, sem falar na parte doutrinária que a FGV sempre cobra.

É isso pessoal, quero feedback em, vamos passar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores